sexta-feira, julho 16, 2010

Spinoza na revista O Rosacruz

 

capa_rosacruz Na revista O Rosacruz deste trimestre, n.272, foi publicado uma matéria de minha autoria entitulada: Baruch Spinoza: Filósofo e Rosacruz? Para aqueles que tem acesso a revista, acredito ser uma leitura interessante.

Deixo aqui o pequeno texto de apresentação do ensaio:

Que Spinoza apresentou uma filosofia que pode ser considerada mística, muitos concordam. Suas reflexões alçam a alma a novos níveis de consciência. Mas era ele rosacruz? Existem indícios neste sentido, e é este o tema deste trabalho.

3 comentários:

Doctor Perplexorum disse...

Como vai Guilherme! Tudo bem?
Andei sumido, mas agora vou postar mais comentários.
Fique surpreso com o título da sua matéria de que Spinoza seria adebto, ou simpatizante, do Rosa Cruz.
A revista tem tiragem nacional? Vou procurá-la aqui no Rio.
Parabéns pelos seus textos que sempre são bem escritos e são edificantes.
Att. Frank

Guilherme R. Fauque disse...

Na verdade ficamos no campo da especulação, assim como especulamos que Descartes era Rosacruz. Ser Rosacruz, na época, não era incomum, principalmente entre as mentes pensantes. Bacon, Newton, entre outros diziam-se rosacruzes. Cabe ter em mente que ser Rosacruz, na época, não tem a conotação leiga tão esotérica quanto tem hoje em dia, pelo contrário, era algo muito mais filosófico.

Spinoza tinha muitos contatos rosacruzes, como o próprio Leibniz e os seus pensamentos tinha uma relação interessante com muitos conceitos rosacruzes. De qualquer forma, não podemos afirmar nada, assim como não podemos afirmar quanto a Descartes. Diferentemente de Bacon e Leibniz.

Ser rosacruz, na época, era opcionalmente secreto. Na verdade, a grande maioria ficava oculto, pois não havia interesse nenhum em abrir ao povo esta afiliação.

De qualquer forma, o ensaio tem um aspecto especulativo e, de forma histórica, vale a pena pensar no assunto.

Mariano Soltys disse...

Boa tarde. estou escrevendo um livro sobre filósofos e citarei esse seu artigo. Foi uma leitura inspiradora na época. Espero deixar essa homenagem a inspiração. P. P

On-Line Translator