sábado, agosto 22, 2009

PROVOCAÇÕES - COM ALBERTO CABRAL

"Provocações" é um programa da TV Cultura que traz excelentes entrevistas que versam sobre diversos temas do saber humano. Grandes nomes do pensamento "tupiniquim" respondem breves e provocantes perguntas que levam a interessantes reflexões.

Neste programa que coloco abaixo temos uma "provocação" com o filósofo e "livre-pensador" Alberto Cabral.

Espero que gostem, procurarei postar outras entrevistas brevemente.

Guilherme Fauque

4 comentários:

Sammyra Santana disse...

Muito interessante e este programa da Cultura é fantástico mesmo! Sempre que dá eu assisto!
Abraços

Ricardo disse...

O vídeo é bem interessante. Curiosamente, tu encontraste um filósofo falando sobre projeção da consciência. Lembrou aquele nosso papo sobre paranormalidade.
O coitado do Alberto teve que "dar tratos à bola" para resistir ao ataque à razão, por parte do seu interlocutor, em favorecimento da imaginação.
A verdade é que o Alberto se houve bem, reforçando que a razão sozinha tem lá os seus limites, bem como a própria imaginação... e todas as outras faculdades da mente.

Guilherme R. Fauque disse...

O Alberto tem uma posição bem cartesiana, o que é normal para alguém com o tipo de experiência que ele tem.

Mas acho muito importante o reforço que ele coloca no que tange a verdades prontas. Ele é um livre-pensador, um pesquisador que não se restringe a ideias formadas e isto, em si, já é um ponto positivo para ele.

LA STREGA disse...

Achei interessantíssima essa entrevista e as posições de Alberto Cabral acerca de suas experiências místicas, haja vista ele não professar nenhuma religião, e nem seguir nenhuma ordem esotérica. Também adoro este programa da Cultura, genialmente apresentado por essa fera chamada Antonio Abujamra. Valeu! ;)

On-Line Translator